Que aves se podem observar em Évora

Para além dos monumentos fantásticos, da gastronomia e do ambiente acolhedor de Évora, também pode observar aves

A observação de aves, ou birdwatching, pode ser realizada em praticamente qualquer local, certamente uma das razões pela qual se tornou tão popular.

Dentro dos limites da cidade ou ao seu redor podemos ser surpreendidos por espécies singulares. Ao visitar a Catedral de Évora não perca a oportunidade de observar a Gralha-de-nuca-cinzenta ou o Rabirruivo-preto.

Durante a Primavera e Verão poderá observar os andorinhões que sobrevoam as ruas da cidade a grande velocidade. Estas espécies estivais chegam à região no início de Março e irão utilizar as cavidades nos edifícios para nidificar. É possível observar duas espécies com características muito semelhantes – o Andorinhão-preto e o Andorinhão-pálido.

As andorinhas estão também representadas e não será difícil encontrar a Andorinha-dos-beirais, uma das cinco espécies que se podem observar na região.

Ao visitar o Jardim público da cidade aumentará o leque de espécies observadas. Aqui poderá encontrar, por exemplo, o Chapim-azul ou a Trepadeira-do-sul, espécies de habitats mais florestados.

Trepadeira-do-sul (Certhia brachydactyla)
Trepadeira-do-sul (Certhia brachydactyla) | Foto © Jorge Safara

Trepadeira-do-sul (Certhia brachydactyla) | Foto © Jorge Safara

Foram registadas até ao momento 76 espécies neste jardim, de acordo com a plataforma eBird

 Aventure-se mais além dos limites da cidade e explore a paisagem alentejana, terá certamente uma boa experiência. Trigueirão, Milhafre-preto ou Milhafre-real, Peneireiro-cinzento, Colhereiro, Fuinha-dos-juncos, Toutinegra-dos-valados ou Picanço-real-meridional são algumas das espécies que podem ser observadas graças à diversidade de habitats em redor da cidade. Na Primavera ainda é possível escutar o característico chamamento do Sisão, espécie em acentuado declínio em Portugal.

Sisão

Macho de Sisão (Tetrax tetrax) | Foto © Jorge Safara

Recentemente foram instalados dois observatórios para observação de aves na albufeira do Divor, pelo que uma visita a este local pode valer a pena. Estas duas estruturas estão direcionadas para a observação de aves aquáticas. 

 Consulte os nossos passeios, caso pretenda contratar os nossos serviços.

pt_PT